"Ele sabe o que assusta vocês!"

“Antes era o escuro que metia medo; agora passa a ser a luz...” De uma dimensão para além dos vivos, um terror que aniquila.
Da tela sem vida da televisão vem o horror que nos arrebata...POLTERGEIST, É a destruição apossando-se de uma criança inocente.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Como foi feita a cena da implosão da casa dos Freelings?

A casa sugada para o esquecimento (Poltergeist, 1982)

Um dos mais memoráveis efeitos do filme, que impressiona desde o seu lançamento em 1982, é onde o filme chega ao clímax. A destruição da casa dos Freelings em Poltergeist.

Em uma questão de segundos, mesmo em frente dos nossos olhos, a casa é sugada para o esquecimento, deixando apenas um lote de terreno vazio e um silêncio sepulcral no ar.







A cena começou com uma maquete perfeita da casa real. Filmada em vários ângulos. A casa em si foi então pintada com uma pintura fosca mostrando o lote vazio e as casas vizinhas ao fundo. 


A casa utilizada na implosão, foi uma maquete com 6 metros de comprimento, construída em cada detalhe para parecer com a casa real. A maquete levou 4 meses para ser concluída.

Depois de inúmeros testes, foi decidido que o colapso fosse realizado utilizando fios grossos no interior da maquete e depois, simplesmente puxando-os através de um funil, enquanto a mesma se desmanchava.

 


O modelo foi colocado sobre esse funil, com a câmera ligada com o foco apontando para baixo. Um aspirador de ar super potente estava ligado para sugar os detritos.

Para obter o melhor ângulo do efeito de implosão, o modelo foi rodado em 360 quadros por segundo, 15 vezes a velocidade normal. Mais velocidade significa mais luz, e a tomada teve tanta luz que a equipe teve que usar óculos de solda para não prejudicar a visão, e se algo desse errado, a maquete poderia simplesmente derreter ou talvez explodir em chamas.

Depois que a maquete foi concluída e os equipamentos montadas, foi necessário mais 2 meses de trabalho para criar os detalhes da base da casa para isolar cada minúsculo pedaço de detrito quando os mesmos fossem arrancados da base da maquete, onde ficaria apenas o lote do terreno vazio ao final da implosão.












O que sobrou da casa depois da sucção

Perece fácil não? Imagina só, um filme cheio de cenas e efeitos impressionantes. Pura magia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário